dias

segunda-feira, 11 de novembro de 2013



Soluções naturais para 30 diferentes problemas de saúde



 
30 problemas e uma solução: remédios naturais! Veja como combater os males do dia a dia de uma maneira simples, rápida e eficaz!

Mau hálito, afta, peito carregado, acne, chulé... Ninguém morre disso, mas são incômodos que podem atrapalhar um bocado a vida. Nem sempre é preciso correr para a farmácia para resolvê-los, sabia? A solução pode estar em casa mesmo, escondida na sabedoria popular ou até em descobertas mais recentes. Veja como contornar 30 probleminhas com ingredientes que você nem imaginava. Confira:

Peito carregado
Para se livrar desse desconforto, faça uma infusão com aipo. Lave bem o vegetal, pique-o em pedaços e acrescente água fervendo. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de beber. O aipo é rico em uma substância chamada luteolina que, além de expectorante, age sobre o cérebro dos idosos, reduzindo a inflamação que leva à perda de memória e problemas do sono.

Efeito pinga-pinga
Seu nariz não para de escorrer? Esquente uma panela com água e sal e respire o vapor durante pelo menos cinco minutos. Depois, assoe-o bem forte. Ele ficará limpo e seco por um bom tempo.

Entupiu
Se está difícil de respirar, corte uma cebola em quatro e respire sobre ela (com os olhos fechados para não chorar). O vegetal contém ácido sulfúrico, que é descongestionante.

Xô, acne
Coloque sobre a bolinha uma tirinha da polpa do abacaxi. As enzimas presentes na fruta ajudam na cicatrização. Mas se você não resistiu e apertou (ah, menina!), a solução é outra: esmague uma aspirina e coloque o pozinho sobre a espinha. O ácido acetilsalicílico ajuda a reduzir o inchaço.

Ai, como dói
O café é eficiente principalmente contra a dor muscular provocada pelos exercícios físicos. Um estudo feito por cientistas da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, demonstrou que duas xícaras de café diminuem em até 48% as dores que surgem depois de um treino com carga. Para os demais tipos de dor no corpo, consuma duas xícaras grandes de chá de gengibre todos os dias.

Ataque de tosse
Quando ele é repentino, normalmente acontece porque a garganta está muito seca. Nesse caso, chupe uma bala de hortelã, que estimula as glândulas salivares. A saliva ajudará a umedecer a garganta e dar um breque na crise.

Boca limpa
Na falta de um banheiro por perto para fazer a higiene bucal depois das refeições, coma uma maçã. Ela ajuda a se livrar das bactérias durante algumas horas.

Low energy
Sabe aquelas manhãs que você sente que não conseguirá chegar ao final do dia? “Comece bebendo um copo de suco de frutas vermelhas batido com uma colher (café) de guaraná ou ginseng em pó”, indica Vanderli Marchiori, nutricionista funcional e fitoterapeuta da VM Consultoria Nutricional (SP). No decorrer do dia, coma um bom pote de açaí. A fruta tem alto teor de gorduras insaturadas, carboidratos e açúcar, que fornecem energia para o organismo com rapidez. Mas nada de turbinar com leite condensado e outras guloseimas, que pesam na digestão e podem deixar você mais devagar.

O nariz sangrou
Segundo o livro Dicas do Fundo do Baú, de Marleine Cohen (Ed. Globo), é preciso manter a cabeça reta e fazer compressas de gelo. O frio provoca a contração dos vasos e o fim do sangramento. Agora você já está preparada para contornar esse incidente, mais comum nos dias quentes.

Cura afta
A erva-cidreira tem efeito antiviral e a afta, geralmente, é causada por um vírus parente do herpes. Veja a receita do The Doctors Book of Home Remedies (Ed. Random House) — “O Livro do Doutor de Remédios Caseiros”, sem tradução para o português.: coloque duas colheres de chá da erva por copo de água fervendo. Deixe esfriar e aplique com um algodão sobre as aftas, várias vezes ao dia. Também funciona mascar um pedacinho da folha.

Que chulé
A bebida que serve para afogar as mágoas também resolve o problema. Encharque um pano em um copo de vodca e passe nos pés, indica o livro The Doctors Book of Home Remedies. O álcool presente na bebida é antisséptico e atua destruindo os fungos malcheirosos e deixando a região mais seca.

Apagando o incêndio
Se você caiu de boca em uma pimentinha e agora tem vontade de mergulhar em uma piscina, saiba que água não adianta nada. A substância que proporciona o ardor é a capsaicina, que não é solúvel em água. Ela se dissolve apenas em gordura. Portanto, corra para pegar uma azeitona bem oleosa, ou mesmo uma colherinha de azeite.

Tontura causada por bebida
Bom, a dica mais importante é: pare de beber. Mas para acelerar a recuperação, coma algo gorduroso, como batatas fritas. A gordura acelera a digestão do álcool. Está liberado, mas só desta vez, hein? Olha o regime!

Vermelhou
É bem constrangedor corar durante uma reunião ou quando encontra alguém interessante. A dica é beber um copo de água bem devagar. O frio e o movimento de deglutição ajudam na vasoconstrição e seu rosto, aos poucos, vai voltando à cor normal. Ufa!

Recupere o frescor
O mau hálito, em 95% dos casos, tem origem na própria boca. “Nos casos mais leves, mascar cravo pode ajudar”, afirma Maurício Duarte da Conceição, dentista e diretor da Clínica Halitus (SP). Mas é preciso estar atenta à causa do mau cheiro. Muitas vezes ele aparece porque você fica tempo demais sem comer. Nesses casos, o corpo começa a queimar o estoque de gordura e o processo libera uma substância chamada quetona, bem fedida! Nesses casos, basta comer alguma coisa.

Panda? nunca mais
A tática é antiga, mas acaba mesmo com as olheiras. Corte rodelas de pepino e aplique-as, frescas, sobre os olhos. O vegetal tem propriedades adstringentes e é rico em enxofre, o que diminui o problema. O chá de camomila também é eficiente por conter azuleno. O ideal é colocar o saquinho gelado, mas ainda úmido, sobre a região.

Abaixo o mau cheiro!
Para diminuir aquele cheiro que aparece nas axilas, Alex Botsaris, fitoterapeuta (RJ), indica leite de magnésia. É só passá-lo com um algodão debaixo do braço depois do banho. As bactérias que provocam o mau odor gostam de pH ácido e o leite tem pH alcalino. Assim, elas não conseguem procriar na região.

Segure a ansiedade
O chazinho da vovó é mesmo um santo remédio. Alex Botsaris indica os de melissa, camomila e passiflora. “São sedativos naturais para quem não quer usar medicamentos”, diz ele.

Cuca fresca
Se o problema é a dor de cabeça, a solução pode estar, mais uma vez, nos chás. “Os mais indicados são os de melissa, gengibre e boldo”, conta Alex Botsaris. Eles agem nas possíveis causas, como a tensão, as inflamações ou os problemas no fígado.

Cãibra
Na hora em que aparece, a única solução é alongar o músculo. Mas para evitar que aconteça, coma todos os dias uma banana com uma colher (sopa) de aveia em flocos. Os dois alimentos contêm potássio, que melhora a transmissão dos sinais elétricos no músculo, evitando a contração exagerada que gera o puxão.

Máquina de gases
Para se livrar desse status, beba duas xícaras grandes de chá de alecrim todos os dias. “Ferva meio litro de água, adicione duas colheres (sobremesa) cheias de alecrim e mantenha a fervura por cinco minutos. Depois é só coar e tomar”, aconselha Vanderli Marchiori.

Garganta dolorida
Faça uma mistura com um copo de água e uma colher (chá) de sal, que deve ser usada para um gargarejo. Essa mistura ajuda a limpar o excesso de fluido e a diminuir o inchaço na região. Outra dica das antigas que pode auxiliar é amarrar um pano com álcool no pescoço. Mas é preciso colocar um pouco de água também. Quando álcool e água são misturados, geram calor. E manter a região aquecida diminui a inflamação.

Fim do soluço
Engula uma colher (chá) de açúcar. Não se sabe muito bem por que, mas a questão é que funciona. Uma possível explicação é que o açúcar modifica os impulsos nervosos enviados ao diafragma, evitando a contração fora de hora.

Pelo encravado
Para evitar que encravem com a depilação, dez minutos antes coloque sobre a pele da região casca de mamão verde, e deixe por dez minutos. A casca tem uma enzima, a papaína, que facilita o corte do pelo. Se já estiver encravado, faça uma pasta com uma xícara (chá) de mel, duas colheres (sopa) de flores de calêndula secas e duas colheres (sopa) de açúcar cristal. Esfregue na região afetada e depois enxágue.

Diarreia
O melhor é deixar o organismo liberar o que está fazendo mal. “Porém, uma mistura de uma colher (sobremesa) de amido de milho, suco de um limão e um copo de água ajuda a diminuir a intensidade”, ensina Vanderli Marchiori.

Pele irritada
Prepare uma pasta com aveia e água e aplique na região por 15 minutos. A aveia tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, ajudando nos casos em que o eczema tem fundo alérgico.

Enjoo, não!
Chá de gengibre é um santo remédio, principalmente para o mal-estar que acompanha as gestantes. Mas há ainda alternativas que funcionam em alguns casos. Um dos principais sintomas que acompanha o enjoo é a salivação. Seria uma forma de o corpo proteger os dentes contra os ácidos agressivos do vômito. Então, coma azeitonas. Elas contêm tanino, uma substância que ajuda a secar a saliva.

Picada de inseto
Misture uma colher (chá) de vinagre em três colheres (chá) de água e aplique sobre o local. O vinagre contém ácido acético, que tem propriedades antissépticas.

Dor de dente
Coloque algumas gotas de óleo de cravo em um quarto de colher (chá) de azeite de oliva. Molhe um algodão e coloque no local afetado. O óleo de cravo contém eugenol, um bactericida natural. Mas nunca coloque o óleo de cravo diretamente sobre a mucosa. Ele é muito forte e pode provocar queimaduras.

Pedra nos rins
Na crise, não há o que fazer a não ser correr para o hospital. Mas é possível preveni-las com suco de laranja, segundo um estudo publicado pelo jornal clínico da American Society of Nephrology. O suco contém citrato, que evita que os cristais na urina se combinem para formar uma pedra.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário