Sexo gay entre os… insetos
Comportamento homossexual na natureza não é novidade. Há inúmeros relatos de relações entre animais do mesmo sexo. Mamíferos, aves… mas e os insetos? Acontece com eles também?
Sim!
Um grupo de biólogos da Universidade de Tel Aviv e do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique juntou mais de 100 estudos feitos sobre o assunto (apenas sexo entre machos, na verdade, para simplificar a busca) e publicou um artigo. E sim, insetos também têm relações homossexuais.
Ao contrário dos animais maiores e suas motivações mais complexas (alguns primatas e algumas gaivotas fazem para garantir alianças, por exemplo) a maioria dos insetos cai no sexo gay por acidente~~.
(Sei… Conta mais
O co-autor do estudo Inon Scharf disse que os insetos evoluíram pra acasalar rápido e sempre que possível. “Eles topam qualquer oportunidade de acasalamento que encontram, porque se forem lentos, podem perder oportunidades.” E oportunidades são valiosas na vida selvagem. Afinal, a reprodução é um dos pilares da vida. (Nascer, jogar video game, crescer, jogar video game, reproduzir, jogar video game e morrer.)
Os insetos também têm outra desculpa pra B60 se jogar na festa B60 : boa parte da sua comunicação é química e alguns machos, depois de acasalarem com fêmeas, saem impregnados com o cheiro delas. Outros machos sentem esse cheiro e nem querem saber quem tá usando o perfume, apenas partem pro ataque.
Na verdade, há relatos de besouros tentando fazer amor <3 até com objetos inanimados. "Eles tentam acasalar com o que der a mais vaga impressão de uma oportunidade", disse Scharf.
Alguns até que têm motivos um pouco mais complexos. Machos de borboleta (esse a gente já sabia), mariposa e vespa, por exemplo, usam o sexo gay pra desviar a atenção de outros machos e assim ter um monopólio das fêmeas. Alguns besouros até tentam o sexo entre machos para que o outro macho leve seu esperma até a próxima fêmea que se interessar por ele. Mas parece que essa técnica meio confusa não funciona muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário