Quero que este texto sirva como uma dose homeopática de autoestima.
“(...) descubra que cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular.
Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história.
Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida” (CURY, Augusto. A ditadura da beleza: dedicatória).
Siga os tópicos, um a um e passe a se gostar mais.
1º Você é bonita;
2º Sinta-se bonita;
3º Se olhe com menos crítica;
4º Busque o que lhe agrada em seu corpo e rosto;
5º Aprenda a ouvir os elogios e descartar as críticas;
6º Aprenda a se vestir e se maquiar de acordo com seu tipo de corpo e rosto.
1º Você é bonita. A beleza é algo extremamente relativa. Cada um vê a beleza à sua forma. Essa é a primeira certeza que deve ter, pois todos são bonitos aos olhos de alguém. Então se Sicrano não te acha atraente, faça o favor a si mesma e prefira Beltrano que a enxerga como um mulherão. Procure pensar que Sicrano tem mau gosto, certo?
“Beleza está nos olhos de quem observa. Quem se vê bela, será bela, ainda que esteja fora do padrão neurótico de beleza (...)” (CURY. A ditadura da beleza: Fala do personagem Dr. Marco Polo, Cap. 2).
2º Não adianta ser bonita e não se sentir bonita. Sabe aquela frase que dizemos: “ela é uma feia bonita”? É um bom exemplo, pois se trata de mulheres seguras de si. Vemos todos os dias mulheres assim na televisão. O ego delas é tão elevado, que mesmo não sendo tão belíssimas assim, passam essa imagem.
3º Saiba se olhar com menos aspereza, menos crítica.
4º Procure se olhar com visão positiva. Você pode não ter aquela barriguinha batidinha, mas pode ter um pernão lindo; ou olhos lindos, um sorriso de parar o quarteirão... Então busque aquilo que é bonito, ao invés de procurar só os defeitos.
5º Esqueça as críticas! Você prefere escutar um babaca ou uma invejosa que te põem para baixo ao invés de um elogio daqueles? Faça o favor de se afastar das pessoas que te põem para baixo, elas não lhe acrescentam em nada e ainda consomem sua energia... Você não é santa para ficar ouvindo lamentos e críticas o tempo todo. Apoiar uma amiga em certa situação em que ela não está bem é uma coisa, mas conviver diariamente com quem não tem nada de bom para te dizer é o fim!
6º Aprenda a se vestir e se maquiar de acordo com seu tipo de corpo e rosto. Depois que você passar a se ver com outros olhos, realce àquilo que mais chama atenção positivamente em você. Use uma saia, se gosta de suas pernas, busque informações de como maquiar seu tipo de rosto e cor de olhos. Faça algo por si mesma, aprenda a gostar do que vê no espelho. Nem mesmo aquela modelo que você quer matar de tanta inveja é perfeita e ela, com certeza, em alguns dias de sua vida, acorda se achando feia e gorda. Todas nós somos assim, não estamos nunca satisfeitas com nosso corpo. Mas isso não pode fazer com que você se sinta feia todos os dias.
Sua autoestima depende apenas de você. Gostar mais de si mesma é apenas uma questão de escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário